WHATSAPP (11) 97721-1295

SAC 0800 704 36 98


OBR

04.JUL

AS VANTAGENS APLICADAS AO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
 

Para compreender de modo geral o que significa a automação industrial, uma definição simplificada a revela como um sistema dinâmico, onde pode de maneira ágil fazer o controle e prover automaticamente qualquer tipo de produção nas industrias, utilizando-se do termo inteligência artificial no desenvolvimento do seu sistema.

Ao se referir as industrias e outros serviços com elevada demanda de produção, a automação industrial consegue suprir as necessidades existentes no desenvolvimento dos processos, que ajudam e trazem vantagens competitivas. Ela é decorrente do momento em que os processos são automatizados, assim, gerando desempenho em âmbito geral.

Crescendo de forma significativa o uso deste processo, as companhias dos mais variados segmentos, estão aderindo a essa nova cultura industrial, otimizando os fatores tempo e qualidade entre as máquinas e a capacidade intelectual humana, assim, acompanhando a evolução dessa tecnologia em escala global.

A automação industrial dispõe-se a entender e otimizar a potencialidade dos processos industriais, ela se adapta desta forma a variadas maneiras de acordo com a exigência das demandas do mercado. Contudo, a análise para a aplicação de um sistema automático deve ser avaliada conforme as necessidades de cada processo de produção.

O processo de automação industrial trabalha de forma ágil, o sistema possuí diferentes unidades e peças com comandos específicos, assim, definidos para operar um equipamentos, máquina ou uma linha de produção. São desenvolvidos variados tipos de sensores e processadores ligados a um computador central com o objetivo de obter todos os dados necessários durante o tempo de produção. Para os comandos mais complicados de serem executados, são definidos alguns acionadores mecânicos que trabalham conjuntamente no sistema e auxiliam e na execução das tarefas difíceis.

Uma das vantagens mais significativa aplicadas no processo de automação industrial é o melhor aperfeiçoamento e aumento da produtividade. A automação aplicada à maquinas automáticas permite o alcance dos ciclos de produções mais ágil e eficiente. Como esse processo das linhas de produções exigem um trabalho grande de repetição, as máquinas automáticas conseguem realizar os trabalhos antes manuais, com maior facilidade e precisão e com uma margem de erro praticamente nula.

O sistema de automação industrial ajuda na redução de custos com instalações e oferecem um retorno rápido sobre o investimento, por meio do aumento significativo da produtividade. Além da sua eficiência, outro ponto a ser destacado é a aplicação desse processo, pois o controle de qualidade torna-se desnecessário, uma vez que antes era exigido por ter envolvimento com erro humano. Os processos podem ser regulados e controlados cuidadosamente para que a qualidade do produto final tenha maior consistência.

As organizações são planejadas para que tenham o máximo de segurança, elas seguem o padrão de segurança exigido pela norma regulamentadora (NR12) no Brasil. Os processos de automação industrial inseridos nas linhas de produções, possuem um controle cuidadoso, pois conseguem realizar trabalhos em locais de altas temperaturas e ambientes com maior grau de periculosidade, diminuindo drasticamente o índice de acidentes nos locais de trabalho.

Com a competitividade cada vez maior entre as companhias, os processos de automação industrial permitem com que se possa utilizar das tecnologias avançadas no auxilio das linhas de produções e com maior eficiência, mantendo -se em movimento na economia mundial mesmo em tempos de crises.

Todo esse processo é medido por comandos definidos por um computador, possuindo assim, maior precisão nos seus processos e tendo uma melhor gestão de tempo e monitoramento remoto. Os resultados se tornam mais práticos para serem analisados.

A automação industrial torna-se uma alternativa de maior interesse a ser avaliada nas escolhas dos processos de produções das companhias. Ela foi ao longo do tempo desenvolvida e estudada por engenheiros e designers de tecnologia para tornar o processo efetivo e com uma solução tecnológica altamente eficaz. Desta maneira, tornando-se indispensável em paralelo as mudanças que acontecem constantemente no dia a dia.

 

 

PRECISA DE PRODUTO ESPECÍFICO?
FABRICANTES:
RECEBA NOSSAS NOVIDADES